segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

5 dicas para ler mais a partir de HOJE

É na segunda-feira que a gente começa a dieta, começa a fazer exercícios, começa um bocado de coisas! Que tal começar a ler um livro hoje mesmo?

A gente sabe que atualmente são poucas as pessoas que têm o hábito de ler e estão ali, firmes, lendo pelo menos um pouquinho todo dia. Além da correria diária, sempre tem uma notificação nas redes sociais ou um episódio daquela série na Netflix pendente. Mas ao contrário do que muitos pensam, a falta de leitura está mais relacionada à falta de organização do que à falta de tempo propriamente dito.

Por isso, aproveitando o dia internacional de começar-tudo (sim, ela mesma, a segunda-feira!), encontrei lá no site Pequeno Guru uma listinha de 5 momentos ou formas em que você pode desenvolver essa ~mania~ de ler mais. Bora? :)

Foto: lentedorafa/flickr/creative commons

1. Ao chegar em casa

Seja forte, resista à fome, ao cansaço, ao desejo de um banho quente. Se jogue de cabeça no sofá com apenas o seu livro. Esse é um dos melhores momentos para ler. Não uma hora depois de chegar em casa, mas assim que você passar pela porta. Se você for comer algo, irá ligar a TV ou o computador e aí, estará tudo perdido. Chegou em casa, separe 20 minutos para ler antes de fazer qualquer coisa além de tirar os sapatos.

2. Depois do almoço

Os últimos minutos da sua hora de almoço são valiosos e, quase sempre, ociosos. Talvez você tenha o hábito de tirar uma soneca ou sua empresa seja barulhenta demais para tal, o que pode complicar, mas ainda assim esse é um grande momento para ler. Aproveite!

3. Enquanto espera

Provavelmente, você tem gaps entre atividades, talvez esperando clientes, entre o trabalho e a academia, esperando um amigo, o namorado, o marido, os filhos. Aqui também vale aquele tempo de deslocamento em que você está no ônibus ou no metrô, hein?
Procure por essas brechas e as preencha com livros.



4. Reduzindo outras leituras

Revistas e jornais são ótimos, mas nada se compara a livros. Isso vai de cada um, mas saiba que diminuir outras leituras podem ajudar a criar tempo para ler livros, que são textos muito mais profundos. Revistas e jornais (assim como sites) são leituras de atualidades, leia para ficar por dentro. Livro é leitura de conhecimento, leia para aprender.

5. Criando um compromisso

Vamos ser francos, mesmo que você não tenha tempo para nada na empresa, 20 minutos não irão lhe tornar mais eficiente. Se você é realmente uma pessoa ocupada, não há outro jeito a não ser criar um compromisso para isso. Separe no Outlook, Google Calendar ou na agenda física 20 minutos para ler. Tranque a porta e tire o telefone do gancho. Será preciso tirar o máximo desses 20 minutos, mas apesar de pouco, faz a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário