sábado, 27 de maio de 2017

"Surpreendente!" e o curso de Escrita Criativa com Maurício Gomyde

O ano está passando como um caminhão daqueles que a gente não consegue anotar a placa. Mas tirei um pedacinho desse sábado tranquilo pra falar do Surpreendente!, livro de Maurício Gomyde, lançado pela editora Intrínseca, que foi finalista do Prêmio Jabuti de 2016 (categoria Juvenil). O motivo: li rapidinho esta semana, enquanto também tive o prazer de fazer um curso de escrita criativa com Maurício. :)



São umas 260 páginas que contam a história de Pedro, que, nas palavras do autor durante o curso, "descobre que vai ficar cego em dois meses e pega a estrada numa viagem com três amigos para fazer um filme". Eu li muitos dos capítulos cantando mentalmente a música que o narrador indicava, e fiquei com vontade de ver muitos dos filmes citados no decorrer da história. Playlist cheia das "maiores músicas de amor de todos os tempos", como o próprio protagonista fala, e - aqui arrisco eu mesma - um bocado de clássicos e de rock dos bons! Dá pra ouvir aqui: 


O livro Surpreendente! é daqueles que a gente literalmente lê numa sentada. A linguagem simples e a dinamicidade dos diálogos fazem com que o leitor passe os olhos pelas páginas com uma fluidez que pouco se percebe. Nos capítulos iniciais eu já me vi torcendo pelo Pedro e ansiosa pra saber o que vem a seguir. Além de ter o cinema como um dos temas que permeiam a trama, acho que Surpreendente! é um livro totalmente "filmável". Será que alguma produtora vai ter esse feeling? Tomara!

O estilo de escrita do Maurício me lembrou John Green (A culpa é das estrelas, Cidades de papel) e R. J. Palacio (Extraordinário). Como sempre digo, não tenho medo de best sellers: defendo sempre que temos que ler de tudo, dos clássicos aos contemporâneos, do acadêmico ao infanto-juvenil. Podem vir surpresas ruins, claro, mas esses eu garanto que vale a pena, hahaha. Acho que Surpreendente! é um título perfeito pra presentear aquele seu primo ou sobrinho adolescente que precisa aprender a gostar da leitura. E se autopresentear, claro!

"E se uma pessoa passar toda a existência sem fazer algo realmente excepcional por um amigo, a vida não terá valido a pena...” (essa lindeza está na página 184)


Sobre o curso: acho que todo mundo que ama ler já se imaginou como escritor, algum dia. Mas na hora de sentar e deixar as palavras saírem, a coisa não é tão simples assim. Com o curso eu pude perceber que não tô sozinha nessa, hahahaha. Foram três dias, com três horas de aula em cada um deles, em que pudemos, digamos, ser apresentados a uma série de conceitos, técnicas e ferramentas. Pelo menos pra mim, essas horas de análise de obras e filmes foram muito bem aproveitadas, e acho que poderão ajudar a destravar quando a página estiver em branco, seja criando, seja no trabalho (porque, afinal de contas, a gente precisa usar a criatividade na labuta também). Agora eu torço por um módulo do curso com mais prática: botar a cabeça pra funcionar, escrever um bocado, rabiscar por cima... Alô, Maurício, vamos fazer uma oficina? o/

Você pode acompanhar informações sobre o curso lá no Facebook.


Um comentário: