terça-feira, 20 de janeiro de 2015

>> 5 dicas para cultivar o hábito da leitura

Juro que tem um coração nessa foto =P
Uns dias atrás eu estava conversando com um colega de trabalho sobre força de vontade para cumprir objetivos como correr ou ir para a academia todos os dias, e ele me contou uma coisa interessante: um livro que ele estava lendo sustenta o argumento de que uma atividade se transforma em hábito depois de ser executada durante 21 dias consecutivos. Não lembro o nome da fonte de onde ele tirou esta informação, mas gostei dela e tomei pra mim, rs.

É comum ouvir gente falando que não gosta de ler, que é um "sonífero", que fica entediado lendo. No entanto, acredito que o gosto pela leitura é nada menos do que hábito. Ou seja, ele pode ser trabalhado para se tornar rotina e, por que não, um prazer. Já falei aqui no blog que às vezes tenho preguiça de ler - como todo mortal - e que por isso alterno atividades, como ouvir música no metrô. Mas o hábito da leitura é bom em diversos sentidos e tenho tentado retomá-lo com mais força a cada dia. Que tal começar tentando ler algumas páginas durante os 21 dias seguidos?

Pra dar um empurrão em quem também quer tentar entrar nessa empreitada, listo abaixo algumas dicas que podem ajudar. Se estão funcionando comigo; quem sabe não podem ser úteis pra vocês, né?

1) Leia o que te agrada. Não precisa ser apenas romances dos escritores clássicos. A leitura é benéfica porque é um exercício para o cérebro; por isso a gente pode fazer esse exercício da forma que mais se satisfaz; lendo romances, suspenses, poesia, quadrinhos ou revistas. Uma boa forma de "arejar" é alternar os tipos de livro, também. Assim você evita a impressão de que está entrando em uma rotina chata.

2) Permita-se parar de ler um livro pela metade. Não é porque você não gostou daquele livro-de-um-escritor-renomado-líder-de-vendas que você não nasceu pra ler. Assim como há pessoas que ouvem todo tipo de música enquanto outras só gostam de rock, ou pop, ou samba, com a leitura é preciso encontrar seu caminho. Seja o estilo de um escritor, seja um formato de texto. Se a leitura não está fluindo e deixou de te divertir/relaxar, é hora de pular para outro livro e/ou atividade. Quem sabe, voltando ao livro em outro momento da sua vida, você não se identifique totalmente com o enredo?

3) Tenha sempre um livro por perto. Pode parecer loucura, mas é possível ler mais de um livro de uma vez. Claro que você não precisa ter um em cada cômodo da sua casa, mas eu, por exemplo, tenho um na cabeceira da cama - que leio antes de dormir (quando falta sono) - e um na bolsa - que leio no caminho casa-trabalho. Por praticidade, prefiro os menores para carregar, e na minha cabeceira ficam aqueles de 400/600/800 páginas. Mas o critério é seu. A ideia, aqui, é lembrar que você pode ler, por exemplo, quando a programação da tevê está chata, ou a fila do banco está grande, ou quando você está no ônibus com o trânsito parado. Ter um livro à vista torna as coisas mais fáceis e eles podem estar, inclusive, no seu tablet/computador. O site Domínio Público tem mais de 2 mil obras para download. Que tal?

4) Leia com mais pessoas. Assim como ir para a academia ou curso de inglês é mais fácil quando você tem companhia, ler junto com outras pessoas ajuda a manter o costume. Não precisa, claro, fazer um grupo de leitura para recitais e saraus, haha. Uma forma legal é fazer um desafio literário, como o que o blog Não era amor, Era cilada fez pra este ano. Além de se divertir procurando livros que se encaixem nos temas propostos, você tem com quem "comentar" os livros que leu, e de certa forma "se obriga" a continuar. Mas falando em "se obrigar", leia o próximo tópico!

5) Não se obrigue a ler. Não, eu não estou entrando em contradição. A ideia de entrar em desafios e grupos de leitura é apenas uma forma de estímulo; afinal, nem tudo que é obrigação é prazeroso, né? Atente-se para respeitar suas vontades, e abra mão do livro se não estiver em um dia pra leitura.

Encontrei no blog Desassossegada uma lista com 15 benefícios da leitura. Se você ainda precisa de incentivo, dê um pulo lá clicando aqui.

Um comentário: