terça-feira, 31 de março de 2015

Tem mais gente lendo!

E os leitores compulsivos estão por todos os lados, mesmo com a correria do dia a dia, com praticidade dos celulares que sempre têm um passatempo a oferecer. Hoje eu publico aqui o resultado de uma entrevista que fiz com o pessoal do "Tem mais gente lendo"! É um projeto bem bacana feito lá em São Paulo, que mostra as pessoas que mesmo no metrô lotado, ou caminhando por aí, não abrem mão de seus livros <3

Dá uma olhada:

 Em tempos de tecnologia à palma da mão, quem ainda prefere os bons e velhos livros de papel chama a atenção por onde anda. E foi prestando atenção em quem aproveita o tempo de trajeto do metrô para ler que quatro amigos criaram o projeto "Tem mais gente lendo", no qual mostram pessoas e seus livros para festejar, cultuar e apoiar o gesto da leitura nos espaços públicos.

A ideia sugiu há cerca de dois anos, quando o jornalista Sérgio Miguez criou a hashtag #temmaisgentelendo. E no início de 2014, o também jornalista Hamilton dos Santos passou a fotografar as pessoas que observava nos vagões do metrô de São Paulo. "Comecei a ver naquilo um fenômeno que ia na contramão das previsões de que o livro físico estava condenado e dando seus últimos suspiros", lembra.

Tem mais gente lendo 1
Projeto registra pessoas que aproveitam tempo no metrô para ler :)
 Imagem: 
Tem mais gente lendo/Facebook
Hamilton conta que costuma ler alguns capítulos e fragmentos digitais pelo smartphone, no entanto, com o tempo está passando a se dedicar a fotografar as pessoas em seus momentos de leitura. Ele tem a preocupação de buscar não identificar as pessoas em suas fotos, devido aos direitos de imagem de cada um. "Avisamos no blog que se a pessoa não quiser, retiramos a foto. Com o crescimento do projeto, passaremos a andar com um formulário de autorização de uso de imagem", planeja. 

A ideia é que o "Tem mais gente lendo" se torne cada vez mais colaborativo; com imagens enviadas por pessoas que usam o transporte público. "As pessoas estão mandando fotos e essa era mesmo a ideia. Mandam fotos muito boas. Já publicamos algumas e vamos continuar publicando na timeline da página", celebra Santos.

Ah! Se você quiser registrar o que anda lendo por aí, mande sua foto pra gente pelo Facebook (fb.com/linometro), ou marque suas fotos no Instagram com a hashtag #LiNoMetro. Podemos usar o blog pra trocar ideias sobre nossas leituras e incentivar mais gente a ler :)

O projeto "Tem mais gente lendo" é semelhante ao Underground New York Public Library, que também registra leitores no transporte público de Nova York. A iniciativa criada por Ourit Ben-Haim existe desde 2008 e já teve mais de 56 mil curtidas em sua página do Facebook. No blog, Hamilton também publicou uma entrevista com o fotógrafo holandês Reinier Gerritsen, autor da série intitulada "The Last Book" (O Último Livro), na qual ele reuniu retratos de passageiros lendo livros no metrô da cidade norte-americana.

O vídeo abaixo, feitos pelos parceiros do projeto Carol Argamim e André Azevedo, mostra algumas das imagens já captadas pelo "Tem mais gente lendo". Assista!




O texto foi originalmente publicado no Portal EBC, onde esta que vos fala é editora de Educação e Cultura ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário